Investir em energia solar é uma decisão estratégica que pode trazer ótimos retornos financeiros.
Esta é uma fonte constante de energia, especialmente em regiões com grande incidência de sol.
O Brasil é um dos países com maior potencial, graças aos altos índices de radiação solar, sendo um dos maiores do mundo!
Ao avaliar esta oportunidade de negócio, há pontos para análise que podem impactar tanto na viabilidade econômica financeira quanto na operação da usina.
Levando isso em consideração, precisamos dizer que diversos fatores influenciam na viabilidade econômica de uma usina fotovoltaica. Abaixo vamos explicar cada um deles:
- Equipamentos: A marca, tipo e qualidade dos equipamentos como painéis solares, inversores, estruturas de montagem, cabos e outros componentes elétricos, impactam na estabilidade de geração de energia e no orçamento da usina.
- Infraestrutura: Custos relacionados a área e preparação do terreno, instalações elétricas e civis.
- Linhas de Crédito e Financiamento: Disponibilidade de crédito a juros acessíveis, prazos de pagamento.
- Manutenção da Usina: No momento da viabilidade isso deve ser considerado para manter a eficiência da usina. É necessário estimar valores para limpeza dos painéis, inspeção dos componentes, manutenção dos sistemas de monitoramento, substituição de peças defeituosas e reparos imprevistos.
- Seguros: Tanto para o momento de construção quanto para a operação da usina. Garantindo proteção contra danos, desastres naturais e outros riscos.
- Receita com a energia: Tarifas pagas pela energia gerada, sejam contratos de longo prazo (PPA) ou venda no mercado livre. Necessário encontrar uma boa cooperativa parceira com boas condições comerciais para gerar receita para a usina.
Além de questões mais técnicas também é preciso levar em consideração:
- Payback Period (Período de Retorno): Tempo necessário para recuperar o investimento inicial através das economias na conta de energia e receita gerada.
- Taxa Interna de Retorno (TIR): Indicador de rentabilidade do investimento.
- Valor Presente Líquido (VPL): Diferença entre o valor presente das receitas e o valor presente dos custos.
- Reajustes: Avaliação do impacto de variáveis-chave (como preços de energia e taxas de juros) na viabilidade do projeto.
Todos esses fatores podem afetar a viabilidade da usina. Por isso, as usinas fotovoltaicas precisam de um planejamento detalhado, otimização dos custos, trabalhar com produtos de qualidade e com empresas confiáveis para aproveitamento máximo dos incentivos disponíveis.
Deixe um comentário