A energia solar fotovoltaica pode ser considerada um investimento seguro, sim. Vamos explicar para você o motivo.
Energia limpa e sustentável:
A demanda por energia renovável e redução de pegadas de carbono são uma tendência crescente no Brasil e no exterior. O investimento em energia solar contribui na redução das emissões de gases de efeito estufa, ajudando a preservar o meio ambiente para as gerações futuras.
Estabilidade e previsibilidade dos retornos financeiros:
As usinas de energia solar oferecem uma previsibilidade de fluxo de caixa a longo prazo. Com contratos de fornecimento de energia é possível garantir uma receita estável e previsível durante muitos anos, minimizando os riscos financeiros associados a flutuações de mercado.
A demanda por energia é menos suscetível a flutuações econômicas globais, aumentando a estabilidade de sua carteira de investimentos.
Vale a pena investir?
No geral, a energia solar pode ser uma escolha financeira vantajosa, especialmente a longo prazo, se você estiver disposto a fazer o investimento inicial e se sua localização receber uma quantidade condizente de luz solar, para geração.
A energia solar é uma fonte constante de energia, especialmente em regiões com grande incidência de sol. O Brasil é um dos países com maior potencial, graças aos altos índices de radiação solar, sendo um dos maiores do mundo!
Como funcionam as Usinas Fotovoltaicas?
As Usinas Fotovoltaicas podem ser divididas em Geração Centralizada (GC) e Geração Distribuída (GD). Neste texto iremos detalhar o modelo de Usinas em GD e, dentro dela especificamente na modalidade de Geração Compartilhada.
A GD consiste no segmento em que a energia é gerada próximo ou no local próprio de consumo. No caso da energia gerada não ser consumida no local, a usina é conectada às linhas de distribuição de energia da concessionária onde a energia é distribuída para todos os pontos consumidores.
A potência máxima deste tipo de geração é 3 MW. A partir de um sistema com capacidade instalada de até 75 kW considera-se um microgerador, enquanto os sistemas com potência entre 76 kW e 3 MW são minigeradores.
Como a energia vira dinheiro?
Para obter receita sobre o investimento em empreendimentos de usinas solares, o investidor receberá o pagamento sobre um PPA Equivalente (Power Purchase Agreement), que na prática significa um acordo de compra e venda de energia a longo prazo. A forma mais usual é a locação dos equipamentos geradores de energia e o terreno para cooperativas de energia, onde elas pagarão, mensalmente, para o proprietário da Usina o que for produzido.
Diversificação de investimentos
Além de ser uma opção sustentável, a energia fotovoltaica é uma ótima alternativa de diversificação de investimentos, com ganhos reais, para pessoas com perfil de investimento de médio/longo prazo, ou seja, mais conservadoras se falarmos de perfil. Afinal, a diversificação é um princípio fundamental na gestão de carteira financeira e desempenha um papel essencial na redução de riscos e na busca de um equilíbrio entre retorno e segurança financeira. A diversificação é essencial, já que reduz os riscos, suaviza a volatilidade dos retornos, colabora com a proteção de eventos inesperados, reduz a dependência de um único investimento entre outras vantagens.
Sim, a energia fotovoltaica é um ótimo investimento. No entanto, você precisa considerar sua situação financeira pessoal e suas metas de investimento ao tomar esta decisão. Consultar um especialista em energia solar e um consultor financeiro pode ajudar a tomar a melhor decisão com base no seu perfil e objetivos.
Deixe um comentário