As placas solares são parte do sistema de energia fotovoltaica, que são uma alternativa limpa e eficaz para a geração de energia. Elas trabalham captando a luz que depois é transformada em eletricidade. Esse processo é contínuo e acontece tanto nos dias mais ensolarados quanto nos dias nublados e chuvosos. Claro, nos dias onde a luz solar se faz presente, o desempenho das placas atinge o máximo do seu potencial. Já nos dias de baixa luminosidade, as placas ainda geram energia, mesmo que, com desempenho reduzido.
A produção de energia acontece, mesmo em até em dias com pouca luminosidade, porque as placas são projetadas para capturar a luz difusa, que é a luz solar espalhada pelas nuvens e pela chuva. A tecnologia dos painéis solares evoluiu para maximizar a captação de luz em todas as condições climáticas. Muitos painéis modernos utilizam materiais que são altamente sensíveis a diferentes níveis de luminosidade. Além disso, algumas placas possuem revestimentos antirreflexo que ajudam a capturar a luz dispersa.
Um exemplo prático da eficácia dos painéis solares em dias de chuva é visto em países como a Alemanha, que possui um clima nublado por grande parte do ano, mas é um dos líderes mundiais em energia solar. Em regiões onde a precipitação é comum, os sistemas solares são projetados com inclinações adequadas e em posições estratégicas para otimizar a captação de luz difusa. Além disso, a água da chuva pode ajudar na limpeza das placas, removendo poeira e sujeira que podem reduzir sua eficiência.
Portanto, embora a eficiência dos painéis solares possa ser afetada em dias de chuva, eles continuam a ser uma opção viável e sustentável para a geração de energia. A integração com sistemas de armazenamento e outras fontes de energia torna a energia solar uma solução prática e eficaz em diversas condições climáticas.
Um exemplo de uma de nossas usinas localizada em Ipiranga/ Paraná. Esta usina é de 260kW de inversor e 360kWp em módulos. No dia 06/08, foi um dia ensolarado e no dia 08/08 um dia fechado com chuvas. A produção do dia 08/08 foi 16% comparado com o dia 06/08.
A produção em dia de chuva pode variar de 6 a 10% depende o quão fechado e com nuvem o céu está.
Deixe um comentário